Saiba diferenciar cada um.

Todo trabalhador brasileiro assalariado conta as semanas, os dias, as horas e os segundos para chegar o momento de receber o seu salário. Eles têm conhecimento dos encargos trabalhistas, sabem que sofrem descontos na folha de pagamento. 

Porém, a grande maioria deles não entendem e muito menos sabem diferenciar o que é salário mínimo e salário base. Então vamos lá. 

O Salário-base é o salário-fixo, ou seja, é uma parte da remuneração. A remuneração é composta por salário-base + adicionais + variáveis. Por exemplo, salário-base + adicional de insalubridade + horas extras.

Já o Salário-mínimo, como o nome já diz, é o valor mínimo que você pode receber a título de remuneração para um empregado que cumpre uma jornada mensal de 220 horas (regra), podendo ser o salário-mínimo nacional ou o salário mínimo estadual, também, chamado de regional.

Agora, você confere seu contra cheque e entenda o que está sendo pago na sua remuneração, confira também se o salário base corresponde ao piso do salário da sua categoria profissional. Caso esteja recebendo abaixo do valor especificado no piso da sua categoria, você terá direito a receber todas as diferenças salariais, acrescidas de juros e multa. 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *