É o que temos ouvido nos corredores da empresa:
– Como conferir o reajuste salarial?
– Quem tem direito a reajuste salarial?
– Posso cobrar retroativos do reajuste salarial?
– O que fazer quando a empresa não paga nem implanta o reajuste salarial?
O trabalhador brasileiro tem que entender o seguinte: toda profissão está vinculada a uma categoria sindical. Isso mesmo. Não se trata de questão política, partidária. Não é uma questão de direito ou esquerda, lado a ou lado b.
Vamos lá. Diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente ocorre alguma assembleia em que se realizam acordo ou convenções coletivas.
Acordos coletivos são realizado entre a empresa e o sindicato dos funcionários da empresa. Já a convenção coletiva é realizada entre o sindicato das empresas e o sindicato do trabalhadores do respectiva categoria de trabalho.
Esses acordos e convenções são importantíssimos, pois estabelecem direitos, vantagens e reajustes salariais aos trabalhadores.
E o que eu tenho a ver com isso? Tudo! Caso você não tome conhecimento do que foi acordado, você poderá está perdendo dinheiro. Isso mesmo, caso a empresa não cumpra com a convenção ou acordo coletivo e você não saiba dos seus direitos, deixará de receber as vantagens, que as vezes são reajustes salários, redução de jornadas, planos de saúde, etc.
Se você leu até aqui, fica a lição: pesquise se o sindicado da sua categoria, da sua profissão realizou algum acordo ou convenção. Como fazer isso? pesquise no google, no site do sindicato ou vá pessoalmente na sede do sindicato e fique informado. Vai que você está deixando de receber alguma vantagem e não sabe. E o melhor: não paga pra ver.
Quer ajuda?