O INSS não está de brincadeira. O ano mal começou e já tem várias portarias exigindo biometria para você poder receber o seu beneficio. Seja a biometria do Tribunal Eleitoral, quando você voltou nas eleições ou na sua habilitação, através da CNH.
Além disso, muitos de vocês tentam se aposentar por idade ou por tempo de contribuição e o INSS não reconhece algum período, As vezes ele acha que você realmente não trabalhou e as vezes você teve que colocar a empresa na Justiça do Trabalho para ganhar seus direitos. Nesses casos, você precisa averbar o tempo de trabalho que a Justiça reconheceu. O INSS pode “esquecer” de fazer isso automaticamente e o prejuízo será todo seu.
O benefício será indeferido, negado por falta de tempo de contribuição ou você receberá um benefício com valor bem abaixo por conta do INSS não ter averbado um período que você apesar de ter comprovado ele não aceitou, não reconheceu.
A sugestão será buscar reconhecer esses períodos. Para isso você precisará de um advogado para acionar o INSS judicialmente.
Não aceite qualquer indeferimento. Não se cale no primeiro NÃO que você receber do INSS. Sugiro lutar até o fim. Busque seus direitos, recorra, protocole, procure a Justiça.
O ideal mesmo será você procurar ajuda a um especialista antes mesmo do protocolo inicial. Vai ganhar tempo e não pense que você estará perdendo dinheiro. Na verdade, você estará ganhando tempo e dinheiro com essa decisão.