O mercado de delivery online já era aquecido antes da pandemia do Corona Vírus. Com a vinda da pandemia nem podemos dizer que houve um super aquecimento, mais seguro e empático falar em um fenômeno de vendas online, especialmente no ramo de alimentação, tendo em vista que as famílias passaram a consumir mais e mais dentro das suas casas.

Apesar desse boom de vendas, pequenas empresas, várias pessoas que entraram no ramo de delivery de comida, não possuindo estrutura física, financeira e administrativa para manter seus negócios. Nesse ponto, entra mais um vilão, infelizmente a maior empresa de delivery do país, o IFOOD, vem gerando graves e sérios problemas para esses pequenos profissionais liberais.

A explosão de distribuição de cupons aos consumidores finais, promoções diárias, acabam por confundir a parte financeira desses pequenos negócios, gerando prejuízos que culminam no encerramento das atividades em um curto espaço de tempo. Pois o IFOOD tem deixado de prestar contas da forma correta, entendo as comissões desses valores, causando prejuízos, impactando negativamente a vida desses pequenos.

O caso em tela, cujo empresário teve que ir ao Poder Judiciário para reaver seu prejuízo, demonstra o cuidado que as empresas devem ter e o risco que os lojistas enfrentam de fechar as portas de um mês para o outro pela falta de repasse ou prestação de contas com o IFOOD, pois ficam incapacitados de reabastecer os insumos, de pagar funcionários e continuar produzindo e entregando suas comidinhas.

Portanto, caso se depare com esse grave problema, as pequenas empresas podem recorrer ao Judiciário e reaver seus prejuízos inclusive com reparação de danos materiais e morais, devendo o IFOOD arcar com esses prejuízos cumprindo com uma função pedagógica e ressarcitória.

Fiquem atentos, cuidado com a chuva de cupons em seus negócios, cuidado com os repasses, fiquem de olho, se organizem e não deixe o tubarão comer os peixinhos pequenos no ramo de delivery de comida do Brasil.

FONTE: Processo n. 3000656-43.2019.8.06.0018 – TJ/CE.

Fonte do artigo: Reter ou não repassar os valores e comissões do Delivery gera danos materiais e morais. Cuidado com o IFOOD! (jusbrasil.com.br)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *