Muita gente não sabe. Mas você pode fazer o próprio recurso do indeferimento do INSS. Poder até pode. O problema é reverter a decisão do INSS.
Veja bem, quando o INSS indefere um benefício, cabe ao segurado, ao cidadão recorrer para as juntas de recursos do próprio INSS ou trilhar outro caminho, no caso, recorrer ao Poder Judiciário, no caso à Justiça Federal.
Não é uma questão de “lotar” a Justiça de processos contra o INSS. É outra via legalmente disponível ao segurado que pode preferir pela via judicial na esperança que o Juiz analise de forma mais justa e ampla o seu benefício, que por muitas vezes é indeferido pelo INSS sem a análise correta dos documentos, provas e perícias.
Somado a isso, no recurso feito administrativamente, no próprio INSS, você não terá a chance de passar por uma perícia mais detalhada como ocorre na Justiça. Além de passar por uma perícia com outro profissional nomeado pela Justiça.
Por isso que é mais atrativo e vantajoso buscar imediatamente a Justiça, quando do indeferimento do INSS. Pois no mínimo, o contraditório e a ampla defesa do segurado estarão resguardados. As chances aumentaram significativamente para que o indeferimento seja revertido e o segurado saia vencedor na disputa, com o seu benefício aprovado.
Conheça a Vaz Carvalho Advogados. Especialistas em Direito Previdenciário, Trabalhista e Consumidor.
Fale conosco:
https://pages.vazcarvalhoadvogados.com.br/direito-previdenciario