Esses foram os principais motivos de pedido de demissão em 2024 e que fizeram o Brasil encerrar o ano com o número de 7.000.000 (sete milhões de desempregados):
01 – Falta de reconhecimento;
02 – Falta de oportunidades de crescimento;
03 – Valores pessoais desalinhados com os da empresa;
04 – ambiente de trabalho não é saudável;
05 – Falta autonomia e flexibilidade;
06 – Remuneração ruim;
07 – Lideranças ruins.
Em todos esses casos os funcionários pedem pra sair da empresa. Pedem demissão. Mas deixam para trás muitos direitos que podem fazer toda diferença na continuidade da vida profissional. Como por exemplo: o dinheiro de locomoção para ir a novas entrevistas de emprego; dificuldade com o pagamento do aluguel (moradia), alimentação, etc.
É compreensível pedir para sair de um emprego decepcionante, ruim. O que não é aceitável e que infelizmente é cultural aqui no Brasil é a forma de sair da empresa. Tenha certeza de uma coisa: Pedir demissão é a pior delas.
De todos os motivos elencados acima, perceba que a falta de comunicação e transparência entre empresa e colaboradores acaba culminando na saída dos funcionários.
E como resolver o problema?
Por parte da empresa, o treinamento e prática de comunicação clara. Estabelecer um aberto, mostrar, desenhar o que vai acontecer com o funcionário no fim do mês caso ele se dedique ao máximo na empresa.
Por parte dos funcionários, uma vez tomada a decisão de sair da empresa, que faça corretamente através da Rescisão Indireta. Ou seja, ele sai da empresa, vai em busca de novos ares e oportunidades, porém, ficará garantido o recebimento futuro das verbas rescisórias.
No caso da rescisão indireta, o funcionário Não deixará o tempo dedicado à empresa para trás. Não abrirá mão disso. Ele vai receber tudo que não ganhou quando ainda era funcionário. E o melhor, seguirá a sua vida, com novas chances de trabalho, novo salário e novos colegas de trabalho. Enquanto isso a rescisão indireta tramitará na Justiça do Trabalho até o final do processo judicial culminando com o recebimento da sua rescisão de forma correta.
Quando o funcionário pede demissão e assina a cartinha, ele está dando adeus aos seus direitos, se enganando achando que ainda irá receber algo compensatório que cobrirá as próximas despesas. Ledo engano. Sairá com a mão na frente e outra atrás. Infelizmente.
Assista ao vídeo completo sobre o tema e tire as suas dúvidas: