É comum o INSS realizar pente fino nos benefícios que ele paga. Por lei, a cada 24 meses ele poderá revisar os benefícios. Todos de maneira geral ou por etapas e espécies de benefício. 

O foco da vez será as aposentadorias por invalidez, atualmente denominada como benefício por incapacidade permanente. Segundo informações o pente fino terá início em Março, portanto você terá 02 (dois) meses para se organizar. 

E o que poderá ocorrer se você cair no pente fino?

As consequências. negativas serão: 

– O INSS poderá cancelar ou suspender o seu benefício, caso você não seja aprovado na perícia médica;

– O INSS poderá transformar a sua aposentadoria por invalidez em auxilio acidente para ir reduzindo a cada perícia. Ou seja, você deixará de receber o valor integral da sua aposentadoria. 

E como eu devo agir para escapar do pente fino do INSS?

A nossa orientação será o passo a passo a seguir:

– O(A) aposentado(a) deverá manter a documentação médica atualizada. Documentos novos, atestados, exames, laudos, receitas, etc. Tudo novinho em folha;

– O(A) aposentado(a) deverá guardar todos os documentos antigos, comprovando o seu histórico médico desde a data do início da incapacidade. 

Se você convive com os seus pais aposentados ou avós aposentados. Se você que administra o benefício dele, monitorando o extrato, etc. Faça o passo a passo acima e deixa tudo guardado numa pastinha. 

Inclusive, faça logo o agendamento do retorno médico dele para se precaver e se antecipar. O INSS não está para brincadeira. A meta será economizar 10 bilhões de reais. 

E como eu vou saber se cai no pente fino?

Você receber mensagem por telefone, pelo aplicativo do MEU INSS, por carta via Correios e até mesmo pelo extrato do seu banco quando você sacar o benefício. Lá terá um aviso sobre o pente fino e sua perícia. 

Novamente os mais jovens deve cuidar dos mais velhos, seus pais e avós aposentados são expostos a várias mensagens e informações diárias. Portanto, não deixe eles cair em golpes. Acompanhe e deixe todos eles bem informados. 

Quer saber mais? Acesse o link abaixo e assista ao nosso vídeo completo:

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *