Já dizia Ray Dalio: “Criar expectativas demais em relação a pessoas (incluindo a si mesmo) sem saber como elas são é garantia de problemas no futuro.

Essa frase se aplica não somente a pessoas, mas a empresas também. Criar expectativa exagerada no emprego logo no início, sem conhecer o “interior”da empresa, pode lhe gerar prejuízos financeiros e também transtornos psicológicos.

Eu sei, eu sei. E você também sabe… Quem não se empolga com o novo. Toda novidade aquece o coração. Não estou lhe julgando. Só estou lhe alertando, caro leitor. 

Se empolgar demais e “abraçar a causa” da empresa, querendo fazer tudo, resolver tudo sem antes verificar ao certo a cultura da empresa, se ela reconhece o esforço dos funcionários, se ela tem plano de carreira, se tem histórias inspiradoras nela, aquelas de que o cara começou como office boy e chegou a gerência e por aí vai. 

Não estou dizendo também para você fazer corpo mole no novo trabalho. Só estou abrindo a sua mente para que você ao entrar chegar no trabalho, faça muito bem o seu ofício e seja educado e empático. Mas nada de “dar a vida” pela empresa logo no início. 

Deixe as coisas acontecerem naturalmente. Depois de verificar, pesquisar, analisar e presenciar exemplos positivos, aí sim, será o momento de você produzir mais, se expor mais e mostrar para que veio e fazer com que o seu desempenho cresça e o seu salário também cresça. 

Digo isso porque a decepção no trabalho é sofrida. Dói na alma. Nós não sofremos apenas pelo amor não correspondido. 

O trabalho árduo não reconhecido pelo patrão também nos trás sofrimento e em casos extremos até doenças mentais. Quem já não ouviu falar no burnout, nas crises existensiais, pânico e ansiedade quando ouve o nome da empresa ou a voz do chefe?

 A dor de esperar algo do outro, mas que nunca acontecerá aquele algo esperado do outro é frustante. 

Mas agora vem o alento. Nesses casos de decepção no trabalho. Sugiro você ver a luz no fim do túnel, dar o último suspiro e formar lizar uma rescisão indireta. Isso não é vingança, que fique claro! Você estará apenas formalizando de maneira justa e legal a sua saída da empresa com o recebimento de tudo que é seu por direito. De todas as verbas trabalhistas adquiridas pelo seu amor não correspondido. 

Ou você prefere sair decepcionado, com o coração e alma dilacerados e ainda sem um tostão no bolso?

Quer saber mais sobre os seus direitos? Acesso link abaixo e fale conosco. 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *